A Decepção : Interestelar (crítica)


É com profunda tristeza que escrevo esse texto sobre o mais recente filme de Christopher Nolan , digo isso porque sou um grande fã(Nolanzete) de seu trabalho que sempre primou pelo realismo e pela constante preocupação de contar histórias inéditas e infelizmente o tão aguardado Interestelar representa um verdadeiro downgrade na carreira do talentoso diretor que até agora contava com filmes excelentes dentre eles Amnésia , O Grande Truque , A Origem e o perfeito O Cavaleiro das Trevas .

Tudo começa em futuro não citado em que os recursos alimentícios da Terra estão se esgotando , pragas consomem plantações e ainda tem um enorme tempestade de poeira que toma todo o ambiente terrestre . Então conhecemos Cooper , um ex piloto e engenheiro da NASA que agora vive como fazendeiro , que insatisfeito com a vida humilde no interior , tem a oportunidade de ingressar em uma missão rumo ao espaço sideral com a complexa tarefa de atravessar um buraco de minhoca e procurar um planeta habitável para salvar a raça humana da extinção . Para piorar a situação , há a diferença de tempo em cada planeta , horas se tornam anos , fator que acrescenta e muito no aspecto dramático do filme . Sim , como podem ver a premissa é até meio batida , lembrando até Armaggedon , onde um homem simples tem a missão de salvar o planeta terra , sendo que Chris Nolan juntamente com seu irmão fazem o máximo possível para tirar a história do lugar comum resultando em salada de temas nada coesos como filosofia , ciência e até amor , algo que fica destoante com a premissa racional do filme , fora o fato de que o filme fala de um tema no mínimo complexo , os tais buracos de minhoca , no qual somos obrigados a ver inúmeras explicações e vários diálogos expositivos para podermos entender o propósito da missão , eu sei que é algo extremamente necessário mas aqui soa apenas em algo maçante e didático demais , fora que o personagem de Matthew Mcconaughey  é um engenheiro da Nasa , é óbvio que ele sabe como funciona um buraco de minhoca , ou seja é inverossímil ver essas explicações para um cara que é formado na área .

Nolan também erra nas soluções encontradas para solucionar a história do filme ,  como sempre tem que ter uma reviravolta no final do terceiro ato , e sim , tem que ser complexa , e então lá vem mais um monte de explicações científicas que reconheço que não possuo bagagem para analisar se tudo aquilo é verdade ou não , mas não importei com isso , sendo que o mais importante é se vai funcionar na proposta do filme ou não , e falha miseravelmente , logo após o personagem Cooper adentrar o buraco negro ele acaba sendo jogado em uma espécie de dimensão alternativa no qual ele fica preso em um tesseract na quinta dimensão feito por seres-humanos do futuro, que por pura coincidência  é o quarto da filha dele , e como diabos ele conseguiu transmitir uma complexa mensagem em códigos binários para que a sua filha decifrasse esse código e salvasse a terra , e como pelo amor de Deus ela salvou a terra ? E como acharam Cooper no espaço sideral ? Como ele sobreviveu tanto no espaço sendo que aquela roupa tinha um tempo limite de oxigênio , e mais , os astronautas levaram 2 anos para chegarem em Saturno , imagina o tempo que Cooper ficou ali à deriva no espaço sideral , e eu não estou nem aí se o buraco de minhoca levaria ele para aquela dimensão alternativa ou não , foi uma péssima decisão dos roteiristas , porque eles simplesmente não acharam um planeta habitável e começaram a coloniza-lo , seria uma saída muito mais elegante do que a implausível dimensão alternativa que até onde eu saiba não tem comprovação científica de que existe , ferindo a premissa realista .

Em relação ao elenco , não há do que reclamar , Nolan sempre escolheu a dedo os atores que trabalham em seus filmes , Matthew Mcconaughey segura muito bem o filme com o personagem principal , o ápice de sua atuação é o momento em que ele assiste às gravações de seu filho , vemos ali a tristeza de um homem que chora por causa de todos os momentos que perdeu próximo de sua família , uma cena excelente que fica até meio perdida no filme . O restante do elenco está correto , destaque para uma aparição surpresa lá final do segundo ato .Se em seus filmes anteriores , o diretor contava com o Wally Pfister na fotografia , aqui temos o excelente Hoyte Van Hoytema que faz um trabalho visual interessante mas nada além disso , mesmo tendo filmado em IMAX 70mm, algo que já é recorrente no filmes de Nolan , a pouca inventividade visual , culpa do próprio Nolan que insistiu em não utilizar o chroma key resultando em filme bem fraco do ponto de vista estético , nenhuma cena aproveita a beleza do espaço sideral , ate mesmo os planetas são desinteressantes , tudo bem , eu não queria ver o planeta pandora , mas ao menos um planeta com uma atmosfera que se diferencia da nossa , não um imenso oceano raso , isso sem contar com o robô Tars que é uma homenagem ao monólito de 2001 Uma Odisseia no Espaço ,  que possui um design nada funcional  , dá agonia ver aquele caixote andando.

A trilha composta por Hans Zimmer é bem encaixada , deixando de lado os inúmeros instrumentos de percussão que tanto dominaram os seus trabalhos anteriores , aqui Zimmer dá lugar para órgãos e corais que acentuam bem a natureza épica do filme .

Enfim , Interestelar é um equivoco na carreira de Chris Nolan , um escorregão , se não fossem os furos de roteiro , os vários  deus ex machina e a falta de coesão o resultado do filme poderia ter sido melhor , espero que Nolan não caia na mesma armadilha que o Shyamalan caiu um dia , que devido ao sucesso de seus filmes , acabou ficando preso na própria formula que criou .

(Interestelar 2/5 estrelas)

Um comentário:

  1. Acho que este filme vale a pena. Alguns não gostaram, mas eu acho que foi um filme ótimo. Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de ficção que foi lançado até agora. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. Eu assisti o filme no cinema e recomendo. Para mim é um dos Christopher Nolan melhores filmes. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Amei todos os personagens. Essa escolha de elenco algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir