Homem Aranha: De Volta Ao Lar- Crítica


O que os inúmeros fãs da Marvel queriam finalmente aconteceu , Homem Aranha agora faz parte do universo estendido do produtora , claro que era um desafio complicado após o clássico filme de 2002 , habilmente dirigido por Sam Raimi ,que depois sofreu com a interferência de Avi Arad (produtor dos filmes na época) no terceiro episódio , e ainda com mais dois lamentáveis reboots que ficaram aquém do trabalho imaginativo de Raimi. Mas ,para nossa alegria , Homem Aranha De Volta ao Lar consegue entender muito bem a gênese do herói , e ainda apresenta problemas mais simples , porem , não menos ameaçadores .

Logo após os eventos de Guerra Civil , Peter Parker fica empolgado com a ideia de participar dos Vingadores , pena que Tony Stark , ciente da imaturidade do garoto , evita coloca-lo em ação , sabendo do potencial que o garoto representa para o segurança de New York , algo difícil de conter , afinal , Parker é um adolescente extremamente feliz com os seus poderes , e está doido para usa-los.A situação complica com o aparecimento de uma gangue liderada por Adrian Toomes (Michael Keaton), que roubou tecnologia alienígena chitauri , e a utiliza para desenvolver armas com imenso poder de fogo  restando a Parker impedir que esses assaltantes roubam a tecnologia Stark , sendo que nosso herói não pode esquecer de fazer o dever casa , estudar para as provas , dar satisfação para a tia May , ser aceito no colégio e lidar com meninas ; problemas mundanos , mas que servem para humanizar ainda mais o personagem órfão . E é aqui que o time de roteiristas acerta ao focar o filme inteiro na gênese do personagem , a tal da responsabilidade , as inúmeras tarefas que o Aranha tem que lidar durante o filme é a prova de fogo que ele tem que passar , seja abdicando de uma festa da garota que gosta  , ou abandonando um campeonato da escola. Tom Holland funciona muito bem na proposta do filme , fazendo o Peter Parker como um nerd inseguro , e o Homem Aranha brincalhão , atônito com os seus poderes , e que as vezes emula ate um voz tremula , tamanha a insegurança do rapaz , totalmente diferente do nerd popular  de Andrew Garfield.

Mas quem brilha mesmo é Keaton , que de longe faz o melhor vilão da Marvel ate agora , sem tornar o abutre em uma figura unidimensional , seu personagem tem propósitos claros  , e é interessante como os roteiristas respeitam sua criação ao mostrar que ele é apenas um pai de família que tenta ganhar a vida de maneira ilícita claro , mas sempre pensando em seus entes queridos - isso , sem deixar de aparecer ameaçador , como na cena do carro , o ponto alto do filme.E ainda bem que souberam dosar o Robert Downey Jr durante o decorrer do filme , algo que a campanha de marketing martelou bastante , seu personagem alias , funciona como um substituto da figura paterna , já que o filme não tem o Ben Parker , e a cena do barco se torna um exemplo perfeito para sacramentar todo a ideia central que o filme discute .

De resto , o diretor Jon Watts comete os tropeços habituais de alguns filmes do gênero: cenas de ação dispensáveis , fotografia nada expressiva (algo recorrente nos filmes da Marvel), algumas piadas inspiradas , outras nem tanto , e o uso excessivo de CGI , atrapalhando ate as cenas em live action. E mais uma vez , o genial Michael Giacchino , lotado de trabalho para fazer , compõe uma trilha genérica , que não sobrevive alem do filme , sendo o único mérito ter feito uma releitura do tema da série de TV animada(Danny Elfman continua insuperável), isso porque no ano passado o compositor  assinou trilhas de inúmeros filmes(Star Trek Beyond , Zootopia , Star Wars Rogue One , Doutor Estranho) fica difícil oferecer algo novo.

Se o Homem Aranha não fizesse parte do universo cinematográfico da Marvel , certamente seria um filme dispensável -sim , é um filme divertido , mas não é tipo de filme que sobrevive ate o termino dos créditos finais.
Homem Aranha  De Volta Ao Lar - 3.5/5 estrelas

Um comentário:

  1. Não é um dos meus gêneros preferidos, mas a historia foi muito interessante. aura Harrier esta impecável no filme. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Além, acho que a sua participação neste filme de ação realmente ajudou ao desenvolvimento da história. O filme tem uma grande historia e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes lançamentos em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir