Dunkirk-Crítica


A construção de suspense nada mais é do que a sensação de não sabermos o que vai acontecer com o destino de certos personagens ou com o próprio desenrolar de uma história, isso faz com que uma tensão crescente tome conta do espectador , com isso , é uma pena que o cineasta Christopher Nolan tenha todos os recursos para construir um drama de sobrevivência no qual faz escolhas que acabam sabotando a almejada atmosfera de medo que ele queria criar. Dunkirk é um filme que se vende como uma guerra nunca vista antes , mas na verdade , tudo que Nolan faz aqui já havia sido realizado anteriormente pelo melhor diretor de ação de todos os tempos :Steven Spielberg.

A trama já tão conhecida por historiadores (mas desconhecida por mim) é o cenário perfeito para explorar as motivações humanas - cercados pelo exercito alemão , 400.000 soldados britânicos ficaram acuados em uma praia francesa  enquanto aguardavam resgate de seus superiores .Simples assim a trama, e já em seus primeiros minutos  Nolan mostra com eficácia a urgência da situação ao enfocar na fuga desesperada de jovens soldados sendo alvejados por um inimigo invisível , inimigo esse que fica ausente na maior parte tempo do filme , em momento algum as tropas nazistas são vistas de maneira clara , tudo fica subentendido , uma escolha interessante , porém ,apesar de concentrar seus 103 minutos de filme em uma corrida contra o tempo , Nolan opta por escolhas narrativas que acabam sacrificado o nosso envolvimento com os personagens. Dunkirk é povoado de personagens unidimensionais  que não possuem nomes , falas e nem personalidades , outra escolha claramente proposital do diretor que não queria dar importância para apenas um ou dois soldados , mas que infelizmente acaba sacrificando qualquer empatia que pudêssemos ter com qualquer um em tela , admito que fiquei apenas preocupado com o menino George , que acompanha Mark Rylance em seu barco , e por que fiquei preocupado ?Porque o jovem George é único que tem um certo background depois de um dialogo inserido em uma cena com o propósito de criar um drama nada eficaz.

Nolan se esquiva de diálogos desnecessários , algo tão criticado em seus filmes anteriores , mas insere personagens que servem apenas como ferramentas de roteiro para explicar a trama , afinal , Nolan tem que ter tudo sobre o seu controle .Ao filmar esse evento sem mostrar a real consequência dos tiros e explosões , fica difícil ter uma noção da ameaça que os cerca , um desserviço histórico  , usando uma catástrofe e a memoria de vários soldados mortos apenas para nosso entretenimento, afinal , que lição fica depois de tanto homicídio e tragedia ? Que catarse tivemos ?

Usando a trilha de Zimmer para prender a atenção em um clímax que nunca se justifica , Nolan prova que sabe muito bem conduzir montagens paralelas dividindo a ação nas três linhas temporais , apenas para que possam se realinhar cronologicamente, algo interessante diga-se de passagem , mas que na tela não surte o efeito desejado como já havia feito em A Origem .Mas temos que agradecer ao Nolan por fazer um uso excelente do modesto orçamento de 150 milhões , ao invés de inundar a tela com efeitos CGI , Nolan segue uma escola de cinema mais tradicional , aonde tudo era feito no mão , e ver os famosos Spitfire voando sobre um calmo oceano é de encher os olhos , sem falar nos inúmeros barcos que afundam durante a projeção; foi como Michael Mann disse uma vez : se dá para fazer de verdade , por que fazer de mentira ?!

Porem , sejamos sinceros , muitos estão apontando Dunkirk como uma obra prima , o melhor filme do Nolan , mas a verdade é que não há nada de novo nesse filme , Spielberg já havia feito um filme muito mais relevante e que sim , respeitava a história dos inúmeros soldados que morreram na segunda guerra mundial .O Resgate do Soldado Ryan já tinha utilizado efeitos visuais extremamente realistas para nos colocar no pior cenário possível , um filme que não celebrava a tragedia , mas sim a vitória de salvar uma vida, criando cenas tensas sem precisar usar trilha sonora , e ainda por cima fazendo um uso excelente da odiada câmera na mão , que adiciona um sensação de inquietude desesperadora.

Dunkirk é sim o tipo de filme que merece ser visto no cinema, Nolan nos proporciona uma experiencia sensorial  relevante , mas que infelizmente , não vai transcender com o tempo , devido a frieza do diretor de querer filmar com distancia um evento emocionante.
Dunkirk 3/5 Estrelas

Um comentário:

  1. É das melhores do seu gênero. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. Dunkirk é um filme com un roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Acho que é um dos melhores filmes ação é uma produção que vale a pena do principio ao fim. É um exemplo de filme que serve bem para demonstrar o poder do cinema em contar uma história através de sons e imagens, que é, diga-se de passagem, a principal característica da sétima arte.

    ResponderExcluir