Exterminador do Futuro: Genisys Crítica

 (Venha comigo se quiser ver um filme ruim.)

Cinema é indústria , e como todo boa indústria tem que extrair lucros de seus produtos , vivemos em uma época em que Hollywood prefere apostar em reboots , continuações , remakes e filmes de super heróis , sendo que é mais seguro apostar em algo que o publico já conhece com a certeza de que o retorno em bilheteria será satisfatório , não tenho nada contra esses filmes , alias , gosto muito dessa onda de filmes baseados em quadrinhos , é um antigo sonho nerd se realizando , mas o que me irrita é como alguns filmes são desnecessários , e se tem um filme que não precisava de continuação é exterminador do futuro . O primeiro filme é uma excelente ficção científica/terror , até então o robô T-101 era um vilão carismático e James Cameron fazia muito coisa com pouco dinheiro  , e então no segundo filme a revolução chegou , Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final é um jovem clássico , o tipo de filme que define como o cinema de ação deveria ser , e que ate hoje não envelheceu.Depois Cameron resolveu que já havia contado a historia que queria , mas com Hollywood nunca é fácil , enquanto eles conseguirem arrancar dinheiro do público , vão surgir sequencias desnecessárias e assim foi com Exterminador do Futuro 3 e 4 , o terceiro era uma repetição do segundo filme , mas pelo menos presenteava o telespectador com um final que seguia a lógica estabelecida pelos filmes anteriores , e o quarto episódio pelo menos tentava prosseguir com a história mostrando o prometido futuro pós apocalíptico.
(O único filme em que o exterminador já vem acabado.)

Em Exterminador do Futuro Genisys temos uma revisita saudosa ao ano de 1984 , Kyle Reese é mandado para o passado para proteger a mãe de John Connor , porem ao chegar em Los Angeles ele percebe que não existem só uma , mas 3 máquinas que foram enviadas do futuro , incluindo um T1000 coreano  e um T800 que foi enviado para proteger Sarah Connor . Logo após eliminarem os robôs , ele viajam para o ano de 2017 e descobrem que a Skynet vai lançar um sistema operacional que irá controlar tudo , cabe a eles impedirem que isso aconteça , entretanto , terão de enfrentar uma nova ameaça cibernética . Seguindo a premissa de De Volta do Futuro 2 onde os personagens voltavam para um cenário que já haviam visitado , Terminator Genisys perde totalmente a credibilidade ao não respeitar as próprias regras que impõem , porque logo no inicio do filme eles destroem duas máquinas da Skynet , e se bem lembrarmos , a criação dela e dos vindouros robôs só será possível devido ao chip e o braço que foram encontrados na siderúrgica do primeiro filme , só esse simples fato já criaria outra linha temporal , mas tudo bem , vamos aos seguintes questionamentos , quem mandou o T800 para proteger a Sarah ? Porque mandaram o John Connor para o passado ? E porque no primeiro momento que ele avistou os dois ele já não os matou ? Isso é só a ponta do iceberg dos inúmeros furos de roteiro que são mais do que suficientes para estragar um filme repleto de defeitos.

Outro fator irritante é a humanização da maquinas , sempre achei mais legal o fato delas não se apegarem a nada , ate porque são maquinas , elas não entendem nada de sentimentos e amor , e aqui isso chega ao cumulo do ridículo quando o T800 pede para Kyle Reese cuidar da Sarah como uma filha(Pfffff.) .

Nos filmes anteriores a premissa era fantástica mas o universo era palpável , você sentia que os personagens corriam risco de morte  , era aquela tensão de filme de terror de uma criatura indestrutível correndo para te matar e Cameron explorava isso ao máximo sabendo utilizar os efeitos especiais a favor da narrativa , sem soar gratuito , em Genisys temos o inverso , as cenas de ação são exageradas e nada convincentes , em momento algum em me importei com os personagens . E é incrível como um filme de 2015 possui efeitos especiais mais artificiais do aqueles realizados em 1991. O elenco do filme é outro problema , Emilia Clarke é muito fofinha para o papel da durona Sarah Connor , se ela tivesse ao menos se transformado na personagem eu até poderia acreditar no seu empenho , basta lembrar da transformação física de Linda Hamilton no segundo filme , e Jai Courtney , o cara mais genérico do cinema atual que ate que não compromete muito mas também não adiciona , o único acerto foi ter trazido de volta o carismático Arnold Schwarzenegger que apesar de velho se mostra bastante confortável no papel que o consagrou , e porque diabos chamaram o competente J.K Simmons para um papel que poderia ter sido facilmente cortado na ilha de edição ?!

Terminator Genisys perde uma oportunidade de ouro ao revisitar o cenário dos filmes anteriores , é um filme feito para arrancar o dinheiro dos fãs  , espero que este seja o último episódio da franquia que devia ter parado lá no longínquo ano de 1991.

Exterminador do Futuro Genisys -2.5 /5 estrelas


0 comentários: