Superman do Tim Burton : Um filme que quase aconteceu.
No final dos anos 90 o cinema de super heróis quase foi assassinado devido aos pavorosos filmes de Joel Schumacher , sim , estou falando de Batman e Robin , a maior homenagem já feita ao seriado de Adam West e Burt Ward .O filme foi um tremendo fracasso e para piorar foi uma produção cara , com um elenco famoso contando com George Clooney e Schwarzenegger , era a personificação de tudo o que os fãs do morcegão não queriam , o filme não era sombrio , nada era levado a sério e o visual dos personagens estariam mais adequados em uma parada gay do que em um filme do Batman , claro que dá para entender o ponto de vista do diretor que é assumidamente gay e que não tinha referencias muito boas do personagem além do seriado já mencionado , e que também aproveitou o alto orçamento para criar a estética exagerada do filme .
Durante esse período o produtor Jon Peters estava procurando por um roteirista que pudesse desenvolver o roteiro de um novo filme de Superman , Kevin Smith foi convocado para essa missão.
A ideia era adaptar a HQ A Morte de Superman , sendo que aqui seria intitulada de Superman Reborn , titulo que Smith achou horrível e trocou por Superman Lives. Smith ficou empolgadíssimo com a oportunidade de trabalhar em algo que gostava , mas tinha um problema chamado Jon Peters , o próprio produtor impôs regras ridículas para a confecção do roteiro como o fato de que o Superman não poderia voar , não teria o uniforme clássico e teria que lutar contra uma aranha gigante , segundo o produtor não existe bicho mais assustador do que uma aranha gigante , mesmo a contra gosto Smith atendeu a exigências de Peters . Então outro nome surgiu a tona , Tim Burton que havia sido chamado por causa de seus trabalhos anteriores na Warner , detentora dos direitos autorais do herois da Dc Comics . A principio pode parecer meio absurdo a ideia de ter chamado Burton para dirigir um filme do Superman , mas a abordagem seria no mínimo interessante , se bem lembrarmos , Burton é um especialista em personagens que sentem deslocados na sociedade , foi assim em Edward Mãos de Tesoura e BettleJuice , além de demonstrar um apuro visual único . Seria legal tirar o diretor da zona de conforto que são os seus filmes sombrios e traze-lo para um ambiente mais colorido e claro .
E quem interpretaria Superman ? Ai vem outra escolha polêmica , o super herói seria interpretado por Nicolas Cage , que na época tinha acabado de ganhar o Oscar por seu papel em Despedida de Las Vegas , a justificativa era porque apenas ele conseguiria passar o sentimento de desolação necessária para um alienígena e segundo o produtor ele teria que ter olhos de assassino , o que talvez trouxesse a imponência de um ser superpoderoso. Cage é um fã confesso do personagem e adorou a ideia de poder participar do projeto. Na internet podemos encontrar varias fotos dele na roupa do super , fotos que infelizmente criaram um reputação negativa em cima do falecido projeto , temos que lembrar que são testes de figurino , é claro que ninguém usaria aquelas roupas bizarras em um filme longa metragem .
Na época Burton tinha odiado o roteiro , tanto é que o texto passou na mão de mais dois roteiristas que conseguiram contornar algumas da ideias ridículas que Peters tinha enfiado no texto, como por exemplo um cena em que Braniac invadia a fortaleza do solidão que era vigiada por dois ursos polares , por que diabos Superman teria guardas em sua fortaleza ? Ele é o Superman , não precisa disso . Nos filmes antigos a abordagem do personagem era quase mágica , já no filme de Burton a lógica seria muito mais para o lado da ficção científica , boa parte do filme seria ambientada na fortaleza do solidão e Kar El teria uma espécie de robô ajudante cujo design lembraria um ursinho Ted.A roupa teria o almejado aspecto alienígena cheia de efeitos luminosos que iriam servir para regenerar Kar El após sua sofrida batalha contra Doomsday .
Infelizmente a Warner teve azar com os lançamentos da época , nenhum de seus filmes tinha se saído bem nas bilheterias , e eles não queriam apostar em outro filme de super-herói logo após o fracasso de Batman e Robin . Peters já tinha gasto 10 milhões só com a pré produção , foram meses de confecção de storyboards , figurino e escalação de atores , tudo tinha ido por água abaixo. Peters acabou conseguindo aprovação para produzir As Loucas Aventuras de James West que acabou utilizando a tal da aranha gigante no final, que também não se saiu bem na bilheterias além de ser massacrado pela critica .
Enfim , Superman Lives é um daqueles filmes que nunca vão sair do papel , e ficaremos apenas na curiosidade de saber como seria esse projeto , a primeira vista ate torci para que esse filme nunca fosse feito , mas logo após ver as artes conceitos e saber que finalmente Superman lutaria com alguém a sua altura , talvez pudéssemos ter a oportunidade de assistir um filme bem mais relevante do que O Homem de Aço de Zack Snyder .
Material de Pesquisa : The Death of Superman Lives : What Happened ?
Quem foi que falou merda: Kevin Miranda
Chupa! so verdades lol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: