Mulher Maravilha-Crítica


A DC estava em maus lençóis , Homem de Aço era um filme interessante , mas não fazia jus ao histórico do personagem , e para piorar , acabou sendo ofuscado em uma continuação que acabou dando mais destaque para o popular homem morcego - e qual o seria o problema disso ? É fácil culpar Zack Snyder , diretor dono de um apuro estético único , mas que se preocupa mais em criar momentos do que desenvolver a jornada ate essas cenas ; e o que falar do roteiro confuso de David Goyer e Chris Terrio ?Faltou alguém que realmente entendesse a ideologia dos personagens , algo que acabou ofendendo os fãs mais puristas que não queriam ver os seus heróis serem desconstruidos em tela , algo que o Snyder tentou fazer em Watchmen, sendo assim porquê criar expectativas para assistir Mulher Maravilha depois da bomba que foi o Esquadrão Suicida ?!Mas vamos lá , magoas passadas , e seguindo a regra de nunca criar expectativas , Mulher Maravilha é o filme que os fãs da DC merecem , respeita a personagem e o público.

A aventura começa em Temiscera , terra das guerreiras amazonas , que dedicam seus dias aos treinos incessantes para uma guerra que possa acontecer , assim somos apresentados a pequena princesa Diana , que desde criança já mostra ter um ímpeto de nobreza e honra ao querer defender seus valores culturais.O ponto de partida é a chegada do espião britânico Steve Trevor (Chris Pine) que acidentalmente cai na ilha sendo resgatado por Diana , sendo que ele estava sendo perseguido pelo exercito alemão mostrando um pouco do conflito que assola a Europa e deixando ela com sede por vingança (Antiope é morta por um dos soldados alemães) e ainda tendo como missão derrotar Ares , Deus da Guerra , já que na lógica da personagem , se ela derrotar Ares , isso dará fim em todas as guerras.Se em BvS e MoS a pressa para jogar o publico em cenas de ação era nítida , em Mulher Maravilha , Patty Jenkins constrói aos poucos o relacionamento dos personagens , nos mostrando o cotidiano das amazonas e a cultura delas , nada de subtramas , aqui a história é desenvolvida da maneira mais simples , algo que Richard Donner já havia feito em Superman , e que cai como uma luva para um filme de origem, afinal , Diana acredita sim no amor e no valor da vida , sua ingenuidade é cativante , o que acaba rendendo as melhores piadas do filme envolvendo o choque de cultura quando a personagem título começa a conhecer o mundo dos homens , algo que foi desperdiçado no filme solo do Thor .

Jenkins também faz escolhas narrativas óbvias , mas que alguns diretores parecem esquecer , basta reparar em como a fotografia muda de Temiscera para Londres , na primeiro as cores são lindas , dá vontade de morar na terra das amazonas com aquele maravilhoso visual praiano , já Londres é feia, suja e fria , o contraste fica nítido. E as cenas de ação ?!Repletas de energia , abusando um pouco da câmera lenta , mas que servem apenas para mostrar as proezas invejáveis das guerreiras amazonas , isso sem falar em toda a construção das cenas , nada é gratuito , tudo esta em seu devido lugar , é excelente como a personagem durante sua jornada vai crescendo e se tornando uma heroína de verdade , sem dúvida, um fator determinante que difere Mulher Maravilha dos filmes anteriores do universo expandido da DC.

Se a escolha da Gal Gadot gerou dúvidas ou ate mesmo o ódio de inúmeros fãs pela internet , podem ficar tranquilos , a atriz israelita cumpre bem o papel de heroína de ação conseguindo exibir vigor físico sem perder a feminilidade , e ainda desempenhado uma ótima química com Chris Pine , um ator que reconheço , foi um desperdício utiliza-lo aqui , ele facilmente poderia ser o lanterna verde. Bem , admito que os vilões do filme são bem medianos e unidimensionais , e os atores tem pouco a fazer em tela, Danny Huston sempre dá azar com esses tipos de escalações , e personagem de David Thewlis é bem ingênuo ao revelar para a heroína como ele pode ser derrotado .

Alguns vão reclamar do exagerado terceiro ato , mas isso é fácil de explicar , ate porque , se na ultima vez em que um filme da DC optou por ser mais simples , como aconteceu em Superman Returns , aonde o clímax final era o super levantando um pedra gigante , todo mundo reclamou , já que a plateia queria ver porrada. Sim , Mulher Maravilha pode ter seus defeitos , algo que veio da era Snyder ao utilizar os personagens como armas de destruição , mas Jenkins entende muito bem o conceito de herói , e consegue finalmente oferecer um filme protagonizado por uma mulher que se tornará relevante para a cultura pop e ficara marcado para sempre , assim como Christopher Reeve marcou o cinema em 1978.

Mulher Maravilha -4.5/5 Estrelas 


Um comentário:

  1. Concordo! Wonder Woman marcou para sempre a história dos filmes de super heróis! Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de super heroi que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. Para mim o filme novo da Mulher Maravilha é o melhor. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Não tem dúvida de que Gal Gadot foi perfeita para o papel principal. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. Já estou esperando o seu próximo filme, seguro será um êxito.

    ResponderExcluir